-
PROGRAMA DE AUXÍLIO A EVENTOS
A Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) publicou a Portaria nº 04/PRAE/2012, que estabelece as normas para o Programa de Auxílio a Eventos.
A Portaria pode ser visualizada pelo link: http://prae.ufsc.br/files/2012/09/Portaria-04.2012-Programa-de-Auxilio-a-Eventos.pdf.
Leiam atentamente todas as regras, prazos e documentos necessários para cada uma das modalidades (participação individual, apresentação de trabalho, apresentação internacional e participação coletiva).
Os formulários estão disponíveis no link “Formulários” do site da PRAE (www.prae.ufsc.br).
Cada modalidade tem um prazo de entrega:
- Participação Individual – Entrega: até dia 15 do mês anterior ao evento;
- Apresentação de Trabalho – Entrega: até dia 15 do mês anterior ao evento;
- Apresentação Internacional – Entrega: até dia 01 do mês anterior ao evento;
- Participação Coletiva – Entrega: até dia 10 do mês anterior ao evento.
Impreterivelmente, os prazos para as solicitações devem ser cumpridos. Somente a declaração de vulnerabilidade socioeconômica e a carta de aceite do trabalho no evento (nas modalidades aplicáveis) podem ser entregues depois do prazo.
-
AUXÍLIO CRECHE
Está aberto o Edital nº 012/PRAE/2012, referente ao Processo Seletivo para o Auxílio Creche para o semestre 2012.2.
O Edital pode ser visualizado pelo link: http://prae.ufsc.br/files/2012/08/Edital-12.PRAE_.2012.pdf.
O Auxílio Creche, com o intuito de propiciar condições de permanência estudantil, consiste em um auxílio financeiro aos estudantes de graduação presencial da UFSC, regularmente matriculados, que comprovadamente apresente situação de vulnerabilidade socioeconômica, com guarda e responsabilidade legal de crianças com idade de zero a 6(seis) anos de idade.
Os interessados devem ler atentamente o edital e trazer a documentação solicitada, conforme os prazos estabelecidos no mesmo.
A documentação deve ser entregue para a assistente social do Campus (sala 110), nos seus horários de atendimento.
Outras dúvidas poderão ser sanadas por email: tatiane.bevilacqua@ufsc.br.
-
Entrega dos tickets do RU para os estudantes isentos
Neste mês de setembro de 2012, a entrega dos tickets do RU para os estudantes isentos que estão com matrícula regularizada e cadastro socioeconômico aprovado e atualizado será realizada entre os dias 04 e 12/09/2012, na sala 110, pela assistente social.
-
VENDA DOS TICKETS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
A partir de 04/09/2012, a entrega dos tickets do Restaurante Universitário, para os estudantes e os servidores que efetuarem o pagamento por meio de GRU, será nas terças, quartas e quintas feiras, na sala 105, com a servidora Samira, nos seguintes horários:
Manhã: 10 às 11h30min
Tarde: 15 às 16h30min
Noite: 18 às 19h30min
Para os estudantes isentos, a entrega dos tickets continuará sendo feita pela assistente social do Campus.
-
ISENÇÃO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
PARA O SEMESTRE DE 2012.2 OS ALUNOS JÁ ISENTOS DO PAGAMENTO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO NO SEMESTRE ANTERIOR (2012.1) NÃO PRECISAM REALIZAR NOVA SOLICITAÇÃO PARA TER ISENÇÃO. PARA ESTES ESTUDANTES, O CADASTRO SOCIOECONOMICO DEVERÁ ESTAR ATUALIZADO E A MATRÍCULA REGULARIZADA. SERÃO ACEITOS NOVOS PEDIDOS, PELA ASSISTENTE SOCIAL DO CAMPUS, A PARTIR DE 05/09/2012 DE ESTUDANTES :
- CALOUROS;
- EM SITUAÇÕES DE REGULARIZAÇÃO DO CADASTRO SOCIECONOMICO (que estava vencido, por exemplo);
- EM SITUAÇÕES DE MATRÍCULAS REGULARIZADAS (se estava com matrícula trancada, por exemplo);
- QUE NÃO SOLICITARAM NO SEMESTRE ANTERIOR.
-
VESTIBULAR 2013: Edital será publicado a partir de 10 de setembro
A Comissão Permanente do Vestibular – COPERVE – comunica que estão mantidas as datas de 15,16 e 17 de dezembro de 2012 para a realização das provas do concurso Vestibular UFSC 2013. Informa que em virtude da promulgação da Lei nº 12.711 de 29/08/2012, o edital do referido concurso será publicado a partir do dia 10/09/2012.
-
Horários das aulas de Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC
Atenção acadêmicos de TIC!
As aulas alocadas no período vespertino para o curso de TIC serão todas a distância via ambiente virtual – MOODLE.
Atenciosamente,
Prof. Alexandre L. Gonçalves
-
Disciplinas optativas do curso de Tecnologias da Informação e Comunicação a serem ofertadas no segundo semestre
Prezados acadêmicos!
O curso de Tecnologias da Informação e Comunicação irá oferecer neste semestre as seguintes disciplinas optativas. Para se matricular em uma delas, solicite pelo CAGr no reajuste de matrícula até 02/09/2012:
ARA7223 – Tópicos Especiais em Educação e Cultura Digital – turma 06652 – 55 vagasEmenta: Processo ensino-aprendizagem mediante as ferramentas e interfaces de informação e comunicação. Conceito de cultura digital e suas aplicabilidades. Modos de se relacionar social e culturalmente influenciados pela cultura digital. Processos criativos influenciados pela cultura digital. A influência das redes sociais na cultura digital.ARA7231 – Tópicos Especiais em Tecnologias Digitais II – Introdução ao Projeto de sistemas embarcados – turma 06652 – 55 vagasEmenta: Introdução ao tema, motivação. Especificação do produto e seus requisitos. Desafios de projeto em sistemas embarcados. Requisitos funcionais e não funcionais. Particionamento Hardware/Software. Aspectos de hardware – tecnologias para construção de sistemas eletrônicos. Aspectos de software – ferramentas de programação. Sistemas operacionais embarcados.ARA7219 – Tópicos Especiais em Tecnologias Digitais – Computação móvel aplicada à Mobile Learning – turma 06652 – 55 vagasEmenta: Origem, contexto e tendências. Conceitos de computação ubíqua, sistemas de comunicação sem fio, serviços de localização e posicionamento. Interfaces para dispositivos de dimensão muito reduzida. Sistemas de informação para suporte a mobilidade. -
AJUSTE DE MATRÍCULAS e REINÍCIO DAS AULAS
INFORMATIVO SOBRE AJUSTE DE MATRÍCULAS:
Caros Acadêmicos…
Informamos que o início das aulas no CAMPUS ARARANGUÁ será no dia 10/09/2012, embora o início das aulas em FLORIANÓPOLIS seja no dia 03/09/2012.
Dessa forma, convocamos a todos os alunos a terem acesso ao seu ESPELHO DE MATRÍCULA que está disponível no CAGr (WWW.cagr.ufsc.br) para verificar o resultado do seu PEDIDO DE MATRÍCULA.
De posse dos resultados, o acadêmico PODERÁ pedir uma nova inclusão ou exclusão de alguma disciplina, desde que haja vaga na turma. O período para a INCLUSÃO ou EXCLUSÃO de disciplinas está disponível, EXCLUSIVAMENTE, de 29/08 a 02/09/2012.
ATENÇÃO: Para fazer a matrícula, o acadêmico poderá seguir o passo-a-passo, para saber mais sobre sobre este procedimento clique aqui!
Secretaria Acadêmica do Campus Araranguá
-
Início das aulas
Em reunião extraordinária realizada na quinta-feira, dia 23, o Conselho Universitário da UFSC resolveu transferir para o dia 29 de agosto (quarta-feira) a decisão sobre o início das aulas e o anúncio do calendário acadêmico do segundo semestre.
Fonte: Agecom
-
COMUNICADO – RENOVAÇÃO DA BOLSA PERMANÊNCIA
Em decorrência da greve dos servidores técnico administrativos, as solicitações de renovação do Programa Bolsa Permanência serão recebidas e analisadas a partir do início do semestre letivo 2012.2. Ressalta-se que não haverá prejuízo aos bolsistas quanto a continuidade do pagamento das bolsas até que se efetive a referida análise.
Tatiane Bevilacqua (Assistente Social)
-
Campus Araranguá forma sua primeira turma
Em uma cerimônia breve, o campus da Universidade Federal de Santa Catarina em Araranguá formou sua primeira turma do curso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sexta-feira, 10 de agosto. O momento marca o processo de interiorização da UFSC, que iniciou em 2009, como resultado do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Três estudantes constituíram a turma: José Eduardo Garcez, Samara Tomé Correa de Souza e Tales do Nascimento da Silva.
“O que está sendo concretizado neste momento é o resultado do esforço do trabalho em equipe que, a partir de um projeto do Governo Federal, se empenhou em construir prédios, currículos e um projeto de expansão de ensino de qualidade”, afirmou a vice-reitora da UFSC, Lúcia Helena Martins Pacheco. “Normalmente em cursos de tecnologia as primeiras turmas são muito pequenas”, completou Lúcia.
Dirigindo a palavra aos formandos, o diretor geral da UFSC Araranguá, professor Paulo César Leite Esteves lembrou do grande esforço empreendido pelos alunos em sua trajetória. “Esta conquista nos inspira a abraçar o desafio de tornar este campus uma grande representação da UFSC na região. Temos que ser grandes”, afirmou. Já o coordenador do curso, Alexandre Gonçalves, espera ampliar o número de formandos no próximo semestre: “já temos 20 trabalhos de conclusão de curso inscritos até o momento”, disse.
O primeiro curso do campus Araranguá foi de Tecnologias da Informação e Comunicação, que recentemente recebeu a nota 4 do Ministério da Educação, em uma avaliação que vai de 1 a 5. Em 2010 passou a ser oferecido o curso de Engenharia de Energia e em 2011, Engenharia da Computação e Fisioterapia.
Fonte: Agecom
-
COMUNICADO – Horário de funcionamento do Campus Araranguá
Com o intuito de manter a ordem e a segurança no Campus Araranguá, fez-se necessário fixar dias e horários para a utilização das dependências do campus.
Salas de Aula e Laboratórios de Informática permanecerão abertos para a comunidade acadêmica interna até às 22h30min de segunda à sexta-feira e nos sábados até às 12 horas. Nos domingos e feriados permanecerão fechados. A abertura fora destes padrões fica condicionada à presença de um servidor (docente ou técnico) no campus durante o período a ser utilizado, o qual será responsável, juntamente com o solicitante do pleito.
A reserva de salas pela comunidade externa deverá ser formalizada, com no mínimo cinco (5) dias de antecedência, mediante a apresentação de ofício.
-
Conselho Universitário mantém suspensão das atividades acadêmicas
Em sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, dia 07/08, o Conselho Universitário decidiu manter a suspensão do início das atividades acadêmicas do segundo semestre de 2012 nas áreas da graduação, pós-graduação e ensino básico (Colégio de Aplicação e Núcleo de Desenvolvimento Infantil) até quando durar a greve dos docentes e dos servidores técnico-administrativos da instituição. A próxima reunião está marcada para o dia 21 de agosto, mas o Conselho pode ser convocado a qualquer momento caso surgirem novidades em relação a propostas do governo federal aos grevistas e a uma eventual decisão de encerrar o movimento.
Qualquer novidade relacionada ao campus de Araranguá será informada neste site.
Fonte: Agecom
-
Comunicado – Processos seletivos referentes a assistência estudantil
Comunicamos que os Editais dos Processos seletivos referentes a Bolsa Permanência, Auxílio Moradia e a Isenção do RU estão adiados devido a greve dos servidores da UFSC (técnico administrativos e docentes) e do adiamento do calendário acadêmico.
A publicação dos mesmos ocorrerá após o início do semestre letivo 2012.2.





![[:pt]Araranguá de Portas Abertas - Feira de Cursos[:] @ UFSC Araranguá - Jardim das Avenidas](https://ara.ufsc.br/files/2025/07/Banner-PortasAbertas-300x171.png)

