Corpo docente DEC

.:: Alexandre Leopoldo Gonçalves

Alexandre Leopoldo Gonçalves possui graduação em Ciência da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1997), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2000 e 2006. Atualmente é Professor Associado lotado no Departamento de Computação/Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde/UFSC e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Engenharia do Conhecimento atuando principalmente nos seguintes temas: Extração e Recuperação de Informação, Descoberta de Conhecimento, Engenharia de Ontologia, Sistemas de Recomendação, Internet das Coisas, Aprendizado de Máquina e Ciência de Dados. 


.:: Alison Roberto Panisson

Possui doutorado em Ciência da Computação na área de Inteligência Computacional pelo programa de Pós Graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015-2019), com período sanduíche no King’s College London (2017-2018) com apoio financeiro do Programa PDSE da CAPES. Possui mestrado em Ciência da Computação na área de Inteligência Computacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013-2015). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (2009-2013). Pesquisador nas áreas de inteligência artificial, sistemas multi-agentes, semânticas formais, teoria da mente, e argumentação. O principal foco de pesquisa tem sido a integração de técnicas baseadas em argumentação e sistemas multi-agentes, incluindo o desenvolvimento de técnicas de Inteligência Artificial Explicável.


.:: Analucia Schiaffino Morales

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (2003). Professora efetiva do Departamento de Computação (DEC), Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde 2013. Professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Energia e Sustentabilidade (PPGES) na UFSC, desde 2018. Integrante do Grupo de Pesquisa em Sistemas Inteligentes Aplicados à Saúde (CNPq). Concluiu o pós-doutorado em Sistemas Inteligentes em Saúde, junto ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação e Gestão em Saúde (PPGTIGsaúde) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA (2021). Tem experiência em parcerias de projetos nacionais e internacionais em sistemas inteligentes associados ao desenvolvimento sustentável, em especial, nas áreas de agricultura e de saúde. Áreas de interesse são: IoT aplicado à Saúde, sensores sem fio, Sistemas de Apoio à Decisão, IA Explicável e Sistemas Inteligentes Afetivos. Integra o grupo de pesquisadores do projeto CIARS – Inteligência Artificial aplicada à Saúde, Edital FAPERGS 06/2021 Programa de Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas do Rio Grande do Sul RITES-RS. Atualmente, atua como colaboradora no projeto Avaliação de Impacto da Web 3.0: Descentralizada, Imersiva, Semântica, Centrada no Usuário e Conectada com o Mundo Ciberfísico da Universidade Federal de Goiás, financiado pela FAPEG e Anatel. Membro editorial e revisora da EAI Endorsed Transactions on Pervasive Health and Technology.


.:: Anderson Luiz Fernando Perez

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela mesma universidade e graduado em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus de Araranguá. Áreas de interesse: robótica móvel, sistemas embarcados e inteligência computacional. 


.:: Andréa Sabedra Bordin

Andréa Sabedra Bordin é doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Teve atuação profissional como Analista de Sistemas no Grupo e Instituto Stela por 9 anos, onde desenvolveu pesquisa e desenvolvimento de sistemas na área de recuperação e extração de informação. Atua como docente da área de Computação desde 1996, com passagens pela Universidade do Sul de Santa Catarina (11 anos) e Universidade Federal do Pampa – Campus Alegrete (7 anos). Atualmente está lotada na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá, onde atua nas áreas de Engenharia de Software e Análise de Dados.


.:: Antonio Carlos Sobieranski

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2015), Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) na Harvard-MIT Health Sciences and Technology (HST) Division – Cambridge-USA (2014). Professor Adjunto do curso de Engenharia da Computação (ENC), e professor permanente do Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPGTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Principais áreas de pesquisa são Processamento Digital de Imagens, Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões, e Inteligência Artificial. 


.:: Eliane Pozzebon

Atualmente é professora (associado IV) de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É coordenadora do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC-UFSC) desde 2013.Foi coordenadora do curso de Engenharia da Computação da UFSC (2017 e 2018). Líder do grupo de pesquisa de Tecnologias Computacionais (CNPQ). Idealizadora do STI MAZK (mazk.ufsc.br). Fez o pós-doutorado no PPGC da Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de Inteligência Artificial. Fez o Doutorado na Engenharia Elétrica com ênfase em Automação e Sistemas na Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), especialização em Engenharia de Software (1999) e graduação em Processamento de Dados (1998). Pesquisadora na área de inteligência artificial, tutores inteligentes, reconhecimento de expressões faciais e tecnologias imersivas.


.:: Eugênio Simão

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995). Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), com defesa de dissertação em Serviços Diferenciados em Redes de Computadores. Doutorado em Engenharia Quimica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), defesa de tese em Biologia Molecular Computacional, Métodos Formais para Modelagem Redes de Regulação Genômicas. Doutorado Sanduíche no laboratório IBDM/CNRs de Marselha, França, em Bioinformatica. Atualmente professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC Campus de Araranguá, também foi coordenador do Curso de Engenharia de Computação e atualmente Diretor do Campus UFSC/Araranguá. Disciplinas/Áreas: Teoria da Computação, Compiladores, Programação Orientada por Objetos, Sistemas de Informações Genômicas, Bioinformatica, Biologia Molecular Computacional. Membro do grupo de pesquisa BIOPSYS (Biologia Sistêmica e Pesquisa Translacional Genômica para Medicina). do grupo de pesquisa em Engenharia Genômica e Engenharia Tecidual e do grupo de Computação Científica UFSC/Campus Araranguá.


.:: Fábio Rodrigues De La Rocha

Possui graduação em Engenharia da computacao pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande , mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor adjunto I na UFSC-Araranguá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, atuando principalmente na área de sistemas embarcados.


.:: Fabrício de Oliveira Ourique

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Electrical Engineering – University of New Mexico (2002) e doutorado em Electrical Engineering – University of New Mexico (2005). Atualmente é professor associado I na Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de sinais e imagens, e sensores. Pesquisador cadastrado no Grupo de Física Teórica e Experimental da UFSC/Araranguá.


.:: Jim Lau

Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal do Amazonas, mestre em Engenharia Elétrica (área de concentração: Automação e Sistemas) pelo curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PGEEL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistema (PPGEAS). Atualmente é professor Adjunto A2 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Araranguá.Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Distribuídos, Tolerância a Intrusões, Virtualização, Web Services, projetos em sistemas inteligentes e aplicações de redes de sensores sem fio (RSSF).


.:: Lenon Schmitz

Possui graduação (2013), mestrado (2015) e doutorado (2020) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor substituto no Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica (EEL) da UFSC em 2018 e 2019. Entre 2020 e 2021 ocupou cargo de Engenheiro Eletrônico na Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC). Em 2021 ingressou no Departamento de Computação (DEC) da UFSC, onde é professor adjunto. Também atua como pesquisador no Instituto de Eletrônica de Potência (INEP) e é docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEEL) da UFSC. É autor do livro “Energia Solar Fotovoltaica: Geração, Conversão e Aplicações” e de mais de 40 artigos científicos, capítulos de livro e pedidos de patente. Foi editor convidado de seções especiais vinculadas aos periódicos Energies e Applied Sciences. Atuou como assistente de produção da revista Eletrônica de Potência no biênio 2022-2023 e atualmente ocupa o cargo de Primeiro Secretário da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP) para o biênio 2024-2025. Seu trabalho de doutorado foi vencedor do prêmio de tese 2021, concedido pela SOBRAEP. É membro do IEEE e da SOBRAEP. Tem experiência na área de Engenhara Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, atuando nos seguintes temas: conversores estáticos de elevado rendimento, técnicas de projetos otimizados, modelagem e controle, sistemas conectados à rede e aplicações da eletrônica de potência para energias renováveis.


.:: Lucas Bertinetti Lopes

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021) com foco em engenharia biomédica, onde estudou a aplicação de campos elétricos em tecidos biológicos para o tratamento de câncer. Concluiu a graduação em Engenharia Elétrica no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas (2018), onde também realizou curso técnico em Eletrônica (2012) e foi bolsista de iniciação científica (2015-2018). Atualmente é doutorando em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina, onde realiza pesquisa na área de modelagem matemática de tecidos biológicos em eletroporação e de estudos de géis condutivos em eletroquimioterapia.


.:: Luciana Bolan Frigo

Doutora em Ciência da Computação pela Université de Toulouse 1 (co-tutela), França, e em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ênfase em inteligência artificial aplicada a sistemas tutores inteligentes. É mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC e graduada em Engenharia de Controle e Automação Industrial pela mesma instituição, com um estágio de graduação realizado na Universidade Nova de Lisboa, em 2000.Possui experiência na indústria, tendo atuado em empresas como Alcoa Alumínio S.A. e Accenture Automation and Industrial Solutions. Na UFSC, desempenhou funções administrativas como subcoordenadora do curso de Engenharia de Computação e Chefe do Departamento de Computação (2016-2018).Foi Coordenadora Geral do Programa Meninas Digitais (PMD/SBC) da Sociedade Brasileira de Computação, de agosto de 2019 a agosto de 2022. Atualmente, participa de projetos que promovem a equidade de gênero e a liderança feminina nas áreas STEM, integrando a rede de pesquisa “Equality in Leadership for Latin American STEM – ELLAS”. Também é Coordenadora local na UFSC do projeto “Latin American Open Data for Gender Equality Policies Focusing on Leadership in STEM”, financiado pelo IDRC, órgão de fomento canadense.Na pesquisa transita por uma ampla gama de tópicos interdisciplinares, incluindo tecnologias educacionais, jogos computacionais, inteligência artificial, mulheres na tecnologia, ciência de dados, engenharia de software, gerenciamento de projetos, e interação humano-computador. Atualmente, é Professora Associada IV do Departamento de Computação (DEC/UFSC) e é fundadora do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC) e do projeto Meninas Digitais – UFSC.


.:: Martin Augusto Gagliotti Vigil

Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Tecnológica de Darmstadt (Alemanha). É professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá. Pesquisa Segurança em Computação, com foco em blockchains e segurança de longo prazo para documentos eletrônicos.


.:: Ney Laert Vilar Calazans

É Professor Adjunto (40h/DE) na UFSC, Campus Araranguá e atua como pesquisador visitante no Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica (PGMICRO) da UFRGS. Concluiu doutorado em Sciences Appliquées, Groupe Electricité – Université Catholique de Louvain (UCL), Bélgica, em 1993. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFRGS (1985) e mestrado em Ciências da Computação pela UFRGS (1988). Detém Bolsa de Produtividade em Pesquisa Nível 1D do CNPq. Entre Agosto/2014 e Julho/2015 realizou estágio pós-doutoral sênior na University of Southern California (USC) em Los Angeles com bolsa da CAPES. Coordenou o curso de Engenharia de Computação na Escola Politécnica da PUCRS entre 2016 e 2019. Foi Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde atuou no período de Agosto/1986 a Dezembro/2022. Já publicou 36 artigos em periódicos especializados e mais de 180 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 patente depositada, 8 capítulos de livro e 1 livro publicados. Orientou 6 teses de doutorado e 26 dissertações de mestrado. Co-orientou 1 tese de doutorado, além de ter orientado 21 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica, bem como quase 100 trabalhos de iniciação científica. Recebeu 17 prêmios e/ou homenagens. Atuou em dezenas de projetos de pesquisa, coordenando mais da metade destes. Atua em Ciência da Computação, com ênfase em Microeletrônica e Sistemas Digitais em geral. Suas áreas de pesquisa incluem entre outros temas: Sistemas Digitais Não-Síncronos, Comunicação Intra-chip, Sistemas Embarcados, Segurança e Resiliência de Hardware e Software e aplicações em áreas como Telecomunicações, Processadores Embarcados e Robótica. Atua como revisor de artigos submetidos a periódicos tais como o IEEE Design and Test of Computers, as IEEE Transactions on: Computers, Education, VLSI Circuits, Computer-Aided Design of Circuits and Systems, e Parallel and Distributed Systems; o ACM Transactions on Design Automation of Electronic Systems (TODAES); o Microelectronics Journal, o IEDT Electronics Letters e o Journal of Integrated Circuits and Systems. Também atua como revisor em múltiplas conferências de suas áreas de pesquisa.


.:: Olga Yevseyeva

Possui graduação em Ciência de Computação pela Universidade Estatal de Economia de Kharkov (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Modelagem, atuando principalmente nos seguintes temas: simulações Monte Carlo, transporte de partículas, tomografia computadorizada com prótons, e código GEANT4.


.:: Roberto Vito Rodrigues Filho

Professor Adjunto no Departamento de Computação (DEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua na área de Sistemas de Computação, ministrando aulas para graduação e desenvolvendo pesquisa na área de Sistemas Distribuídos Auto-adaptativos e Emergentes. É doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido (2018). É também mestre e bacharel em Ciência da Computação pelo Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás, Brasil (2013). Foi pós-doutorando no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC/Unicamp). Durante esse período, foi bolsista da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP) em projeto financiado pela Ericsson Research, e desenvolveu pesquisa sobre a aplicação de técnicas de sistemas auto-adaptativos e autonômicos em alocação de serviços e recursos em infraestruturas de computação contínua. Fez estágio pós-doutoral no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF-UFG), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em um projeto sobre “Composição Autonômica de Sistemas de Software para Cidades Inteligentes”. Foi também Pesquisador Associado (Postdoctoral Research Associate) na Universidade de Lancaster, no Reino Unido (2017-2020), financiado pelo Leverhulme Trust UK, e desenvolveu pesquisas sobre o tópico: “The Emergent Self-Aware Data Centre: Autonomous Software Landscaping at Scale”. Durante esse período também foi pesquisador visitante no IRISA/INRIA na Universidade de Rennes 1, durante o verão de 2019, na França. Em 2018, foi convidado a participar do prestigiado ciclo de seminários na Schloss Dagstuhl (Alemanha), onde ministrou palestra e participou de discussões sobre o tema “Software Engineering for Intelligent and Autonomous Systems (SEfIAS)”. Sua principal área de pesquisa é Computação Autonômica com ênfase em Sistemas Emergentes Distribuídos e Auto-organizáveis.


.:: Roderval Marcelino

Possui pós doutorado pela ULSTER University na Irlanda do Norte. Doutorado e mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (conceito 7 CAPES). Especialização em Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC(1998). Graduação em Ciências da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL (1998). Atualmente é Professor com dedicação exclusiva da UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina.Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Embarcados, atuando principalmente nos seguintes temas: microprocessadores, automação, energias renováveis, software e informática na educação. É líder do grupo de pesquisa do CNPQ LPA-Laboratório de Pesquisa Aplicada. Integrante e pesquisador do laboratório de pesquisas LABTEL.Integrante do Centro Brasileiro de Conformação Mecânica/Metal Forming-UFRGS.


.:: Rodrigo Vinícius Mendonça Pereira

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020), mestrado em Computação Aplicada na Universidade do Vale do Itajaí (2011) e graduação em Engenharia de Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (2008). Atuou como Professor substituto no Departamento de Computação (DEC) UFSC/Campus Araranguá (2019/2020). Participou do Programa CI Brasil – CT2 (2015). Atua como desenvolvedor de tecnologia na startup MedEOR Medtech em Araranguá. Atuou como Professor substituto no Departamento de Computação (DEC) UFSC/Campus Araranguá nas disciplinas de Microcontroladores, Projeto de Sistemas Embarcados, Laboratório de Circuitos Digitais e Linguagem de Descrição de Hardware (2023/2024).Atualmente é Professor da Carreira do Magistério Superior, Denominação Adjunto A, Classe A, nível 1, junto ao Departamento de Computação (DEC) do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) em Araranguá. Tópicos de pesquisa incluem: Computação Embarcada, Projeto de Sistemas Digitais Integrados, Sistemas Aeroespaciais, Agricultura 4.0 e Dispositivos Médicos.


 

 

 

CORPO DOCENTE

Nome E-mail Página Pessoal Currículo Lattes PAAD
Alexandre Leopoldo Gonçalves a.l.goncalves@ufsc.br Lattes Plano
Futuro
Alison Roberto Panisson alison.panisson@ufsc.br Lattes Plano
Futuro
Analucia Schiaffino Morales analucia.morales@ufsc.br Lattes Plano
Futuro
Anderson Luiz Fernandes Perez Lattes Plano
Futuro
Andréa Sabedra Bordin andrea.bordin@ufsc.br Lattes Plano
Futuro
Antonio Carlos Sobieranski a.sobieranski@ufsc.br Página Pessoal Lattes Plano
Futuro
Eliane Pozzebon eliane.pozzebon@ufsc.br Lattes Plano
Futuro
Eugênio Simão Lattes Plano
Futuro
Fábio Rodrigues De La Rocha Lattes Plano
Futuro
Fabrício De Oliveira Ourique Lattes Plano
Futuro
Jim Lau Lattes Plano
Futuro
Lenon Schmitz lenon.schmitz@ufsc.br Lattes Plano
Futuro
Lucas Bertinetti Lopes lucas.bertinetti@ufsc.br Lattes Plano
Futuro
Luciana Bolan Frigo Lattes Plano
Futuro
Martin Augusto Gagliotti Vigil Lattes Plano
Futuro
Ney Laert Vilar Calazans ney.calazans@ufsc.br Lattes Plano
Futuro
Olga Yevseyeva Lattes Plano
Futuro
Roberto Vito Rodrigues Filho roberto.filho@ufsc.br Página Pessoal Lattes Plano
Futuro
Roderval Marcelino roderval.marcelino@ufsc.br Página Pessoal Lattes Plano
Futuro
Rodrigo Vinícius Mendonça Pereira pereira.rodrigo@ufsc.br Lattes Plano
Futuro

Informações resgatadas dos Sistemas Acadêmicos e Recursos Humanos.
Para alterações entrar em contato com a Coordenadoria do Curso ou PRDHS.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com