Professor e alunos da UFSC Araranguá participaram da Campus Party 2012
O professor Juarez Silva e alunos do Campus da UFSC em Araranguá participaram de um dos maiores eventos sobreinovação, ciência, cultura e entretenimento digital do Brasil, a Campus Party 2012. O evento aconteceu entre os dias 6 a 12 de fevereiro de 2012 em São Paulo e reuniu mais de 7 mil campuseiros.Professor do curso de Tecnologia da Informação e Comunicação, Juarez Silva participou da mesa “Mobilidade digital e educação: a escola para além de seus muros”. Mediado pela presidente da Fundação Telefônica, Françoise Trapenar, o debate envolveu também os professores Eveline Erbele e Suintila Pedreira, a cineasta Laís Bodanzky e o secretário municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider.
O objetivo da mesa era discutir as novas formas de comunicação sem fio, que estão redefinindo o uso do espaço e o jeito como as pessoas se comunicam. O professor Juarez explicou sobre seu projeto Laboratório de Experimentação Remota (RexLab), em que o aluno aprende a operar um experimento físico de forma remota, pela internet, através de uma câmera. Segundo Juarez, uma experiência é diferente de uma simulação já que aluno de fato põe a mão na massa. “A mobilidade traz uma aprendizagem significativa”, completa. Veja os slides com a apresentação:
O professor Juarez viajou à Campus Party a convite da Fundação Telefônica. É sua terceira participação em eventos da instituição. A primeira vez foi em julho de 2011, quando ele participou de um encontro em São Paulo organizado pela Oi e Fundação Telefônica, no qual foram selecionados 66 projetos brasileiros sobre mobilidade digital e educação. O seu projeto foi escolhido entre os quatro mais inovadores na área. Em outubro ele participou de forma virtual do VI Encuentro Internacional EducaRed 2011, que aconteceu em Madri, Espanha.
Outro convidado pela Fundação Telefônica foi o estudante Willian Rochadel, bolsista do RexLab. Ele foi a São Paulo com todas as despesas pagas e com convite para participar de eventos organizados pela fundação durante a Campus Party. O bolsista do laboratório, Akássio Miranda, organizou uma caravana de 50 pessoas para o evento, das quais 13 eram estudantes da UFSC Araranguá.
Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom.