Setor de Compras
O Setor de Compras do Campus Araranguá da UFSC tem como objetivo realizar a gestão das compras de materiais permanentes e de consumo no âmbito do campus, de acordo com normas vigentes e em regime de colaboração com o Departamento de Compras da UFSC (DCOM).
Equipe:
Camila Garbin Sandi – Assistente em Administração
Douglas Fonseca de Moraes – Assistente em Administração
Leonardo Felisberto Olivier – Assistente em Administração
Contatos: (48) 3721-2170 / (48) 3721-6450 / (48) 3721 – 6931 | E-mail: compras.ara@contato.ufsc.br
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira: Das 8h às 11h30min e das 12h30min às 17h
..:: ATAS VIGENTES
ARPs com Vigência até 2025 (link externo)
ARPs com Vigência até 2024 (link externo)
.:: ATRIBIÇÕES
- Orientar requerentes quanto aos procedimentos necessários para realizar pedidos de compra, de acordo com normas vigentes e seguindo o Calendário de Compras estipulado pelo Departamento de Compras da UFSC (DCOM);
- Receber e promover a análise técnica das solicitações de compra de materiais advindas dos setores e departamentos que integram o Campus Araranguá;
- Encaminhar solicitações de catalogação e de alteração de especificações de materiais ao Setor de Catalogação da UFSC;
- Instruir e acompanhar autos de processos de compras de modo a fazer constar todas as informações necessárias à aquisição;
- Examinar a viabilidade técnica e, se for o caso, instruir e acompanhar procedimentos de aquisição de materiais por meio de adesão, de dispensa e de inexigibilidade de licitação;
- Encaminhar solicitações de empenho de recursos para aquisição de materiais de consumo e permanentes;
- Encaminhar notas fiscais aos setores responsáveis pelo pagamento e pelo registro de patrimônio de bens permanentes;
- Atender e orientar fornecedores;
- Atuar na inserção de informações sobre o Plano de Contratações Anual (PCA) no sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC) do governo federal;
- Realizar a gestão das Atas de Registro de Preços pertinentes ao Campus Araranguá e disponibilizar informações aos interessados.
..:: CALENDÁRIO DE COMPRAS
O calendário de compras do Campus Araranguá é baseado no cronograma de aquisições estipulado pelo Departamento de Compras de UFSC – DCOM. Possui datas ajustadas com o objetivo de atender aos prazos fixados pelo DCOM.
A etapa para sugestões trata-se do momento em que é possível sugerir novos itens para licitação que não estejam contemplados em lista prévia de materiais divulgada pelo Departamento de Compras. Nessa etapa, também é possível solicitar a correção de detalhamentos de itens da lista prévia.
O FIC (Formulário de Intenção de Compra) trata-se do instrumento no qual os requerentes informam suas demandas para licitação.
O formulário para sugestão de novos itens e o formulário de intenção de compra, assim como instruções de preenchimento, encontram-se na guia de orientações gerais.
Clique aqui e acesse o calendário de compras de Araranguá (atualizado em 28/08/2024)
..:: CATÁLOGO DE MATERIAIS
Conforme o Manual de Compras do DCOM, para fins administrativos, no Catálogo de Materiais da UFSC, há a divisão em dois grandes grupos:
Materiais permanentes – Grupo 077: materiais que, mesmo com o uso corrente, não perdem sua identidade física e/ou geralmente têm uma durabilidade superior a dois anos;
Materiais de consumo – Grupo 099: materiais que, com o uso corrente, normalmente perdem sua identidade física e/ou geralmente têm sua utilização limitada a um período de até dois anos.
Materiais permanentes 2024 – Atualizado em 28/08/2024
Materiais de consumo 2024 – Atualizado em 28/08/2024
Entre em contato com o Setor de Compras do Campus Araranguá caso haja a necessidade de catalogação de um novo item no Catálogo de Materiais da UFSC.
..:: ORIENTAÇÕES GERAIS
- Instruções de compras para requerentes do Campus Araranguá
- Passo a passo para cadastro de solicitação digital no SPA
- Orientações para a pesquisa de preços
MODELOS DE DOCUMENTOS
- Formulário para sugestão de novos itens
- Formulário de Intenção de Compra
- Estudo Técnico Preliminar – ETP
- Relatório de Pesquisa de Preços
- Formulário de Requisição de Orçamento (Modelo 1)
- Formulário de Requisição de Orçamento (Modelo 2 – Licitação SRP)
- Planilha – Cálculo média/mediana/menor valor
- Ofício – Justificativa da Demanda
- Formulário de indicação de Equipe de Apoio
- Formulário para solicitação de empenho/tombamento de Material Permanente
- Formulário para Solicitação de empenho de Material de Consumo
LINKS PARA CONSULTAS:
A ferramenta Pesquisa de Preços é um módulo do Portal de Compras do Governo Federal, portanto é necessário possuir acesso cadastrado no SIASG para utilizar a nova ferramenta. Caso ainda não possua acesso, solicitar junto ao DPC, por meio do link https://contratos.ufsc.br/acesso-siasg, o perfil CON-GERAL, que dará acesso somente às opções de consultas que inclui o módulo Pesquisa de Preços.
Listas prévias do DCOM: as listas abertas para sugestões encontram-se ao final da página.
..::PLANO ANUAL DE CONTRATAÇÕES
O Decreto nº 10.947, de 25 de janeiro de 2022, da Presidência da República, regulamenta o inciso VII do caput do art. 12 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, para dispor sobre o Plano de Contratações Anual e instituir o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações – PGC, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
A elaboração do Plano de Contratações Anual (PCA) é obrigatória aos órgãos e entidades públicas federais, sob pena de inviabilizar a aquisição no período de execução do Plano.
O PCA deve ser inserido no Sistema PGC até o dia 1° de abril do ano anterior à execução do Plano (ou seja, para o PCA 2025, deve ser inserido até 1° de abril de 2024).
Documentos necessários para registrar demandas:
Links importantes: