Corpo docente
- E-mail: andreatri@gmail.com
- Áreas de interesse:
- Lattes
- Planejamento Docente – PAAD
Secretária de Planejamento e Orçamento da UFSC, conforme Portaria N.º 1103/2022/GR, de 05 de julho de 2022. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, lotada na Coordenadoria Especial Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação. Professora dos Programas de Pós-Graduação em: (1) Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e (2) Métodos e Gestão em Avaliação (PPGMGA). É coordenadora do grupo de pesquisa: (1) Gestão da Inovação e Sustentabilidade (LABeGIS); é membro do Grupo de Investigación de Sostenibilidad e Innovación Social, Pontificia Universidad Católica del Perú – PUCP. Atua nas áreas de ESG, inovação e empreendedorismo, sustentabilidade; temáticas relacionadas e interdisciplinares. Foi pesquisadora Pós-doutoranda (out. 2010 a ago. 2015), atuando em pesquisas com o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em temas relacionados à área ambiental, gestão da inovação – tendo como base o estudo em organizações públicas e privadas. Obteve os títulos de Doutora (2010), Mestre (2004) e Especialista (2000) em Engenharia de Produção, Bacharel em Administração (1993), todos pela UFSC. É consultora ad hoc do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para avaliação de cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior. Atualmente, coordena o projeto EXPRO, metodologia para pré-incubação de negócios inovadores.
.:: Andrei Bonamigo
- E-mail: andrei.bonamigo@ufsc.br
- Áreas de interesse:
- Lattes
Prof. Andrei Bonamigo é Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Realizou Pós-Doutorado na Escola de Engenharia de Lorena (EEL), da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Coordenação Interdisciplinar Especial de Tecnologias da Informação e Comunicação – CIT, em Araranguá-SC. Atuou como Professor entre 2019 e 2025 na Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFF.
É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2E), concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Integra o Grupo de Trabalho de Graduação da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Bonamigo é Coordenador do Centro de Pesquisa em Gestão de Operações – OMReC/UFSC. Foi Coordenador e Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Engenharia de Serviços (GEPES/UFF) de 2019 a 2025 na UFF. Atualmente, também é Pesquisador no Centre for Supply Chain Improvement, da College of Business, Law and Social Sciences da University of Derby, no campus de Kedleston Road, em Derby, UK.
Além disso, foi Pesquisador do LabDGE (Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial), onde desenvolveu pesquisas sobre Lean Healthcare, e foi Membro do Grupo de Pesquisa GETI (Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação) da USP, onde explorou serviços agroindustriais cocriados sob as lentes do Lean Thinking e do Lean Service.
É Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, com mestrado sanduíche no Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal (2014). Também possui Especialização em Engenharia de Produção pelo Instituto Superior Tupy, Joinville/SC (2012), MBA em Gestão de Serviços pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2022), graduação em Engenharia de Produção pela Uninter (2020) e graduação em Fabricação Mecânica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI, 2010). Além disso, possui formação técnica em Mecânica pelo SENAI (2007).
Ministrou disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Faculdades UCEFF e SENAI. Também foi empreendedor, atuando como Diretor/Gerente da Kata Business Solutions, onde ofereceu serviços de treinamento e consultoria nas áreas de gestão da produção industrial e de serviços, gestão da qualidade e melhoria contínua com base no Lean Thinking e na Transformação Digital.
Possui experiência na implementação e gestão de estratégias para a gestão da produção e de operações de bens e serviços com base no Lean Thinking, Excelência Operacional, ISO 9001 e Gestão de Serviços.
Seus interesses de pesquisa incluem excelência operacional, Lean Service 5.0, Lean Healthcare, cocriação de valor em serviços, Indústria 5.0, Excelência Operacional, Lean Thinking na gestão de serviços e Lean Service 5.0 apoiado por TICs para cocriação de valor em plataformas cocriativas e ecossistemas de inovação, bem como empreendedorismo, gestão de riscos e inovação em serviços industriais, de saúde e agroindustriais.
Bonamigo integra o corpo editorial consultivo dos periódicos International Journal of Quality & Reliability Management (IJQRM), International Journal of Lean Six Sigma (IJLSS) e Revista LABDGE. Atua como revisor de periódicos e conferências científicas nacionais e internacionais nas áreas de Engenharia de Produção, Tecnologia e Gestão de Operações. Possui centenas de artigos publicados em periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais.
.:: Cristian Cechinel
- E-mail: cris16marte@gmail.com
- Áreas de interesse:
- Lattes
- Plano Docente – PAAD
Possui doutorado em Ingenieria de la Información y del Conocimiento pela Universidad de Alcalá (Espanha), e mestrado e graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da UFSC, e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou como editor associado da Revista Brasileira de Informática na Educação (triênio 2016-2018) e foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (2015). Tem experiência nas áreas de mineração de dados educacionais e learning analytics, na construção de ferramentas para o apoio ao ensino, e na busca de métricas para a avaliação da qualidade de recursos educacionais dentro de repositório. Participa ativamente da Comunidade Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO) tendo sido o coordenador do programa da conferência em 2013, 2014 e 2016. Integrou a equipe de projetos e redes de colaboração internacional voltados ao tema de tecnologias educacionais, tais como: Projeto IGUAL (Innovation for Equality in Latin America University – www.igualproject.org) financiado pelo programa ALFA III da União Européia (2011-2013), Red Iberoamericana para la Usabilidad de Repositorios Educativos financiada pelo CYTED (2013-2016), proyecto REMAR (red Mercosur para la accesibilidad y la generación colaborativa de recursos educativos abiertos) financiado pelo PASEM (2014-2015), e Proyecto “Modelos de predicción para la determinación de riesgo académico” financiado pela ANII – Uruguay (Agência Nacional de Investigación e Innovación – Uruguay)(2017-2018). Em 2020-2021 participou do projeto “Desarrollo de un modelo predictivo de riesgos de desvinculación educativa” que desenvolveu modelos preditivos para detecção precoce de estudantes em risco no ensino secundário do Uruguay e financiado pelo BID. Coordenou o GT-LANSE (Learning Analytics como Serviço para Predição de Risco Acadêmico) financiado pela RNP. Atualmente coordena o projeto Implementação de Serviços de Predição de Risco Acadêmico na Nuvem utilizando Aprendizado de Máquina financiado pelo CNPq por meio do edital IA2 coordenado pela SOFTEX.
.:: Fabrício Herpich
- E-mail: fabricio_herpich@hotmail.com
- Áreas de interesse:
- Lattes
- Plano Docente – PAAD
Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculado a Coordenadoria Especial Interdisciplinar de Tecnologias da Informação e Comunicação (CIT), atuando no curso de graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação. No âmbito da Pós-Graduação, atua como Professor Permanente no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC/UFSC) e como Professor Permanente no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED/UFRGS). Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), como avaliador ad-hoc.
.:: Fabiano Rodrigues Fernandes
- E-mail: fabiano355@gmail.com
- Áreas de interesse:
- Lattes
- Plano Docente – PAAD
Graduação em Ciência de Computação (UNISUL/SC – 2002), Especialização em MBA em Banco de Dados (UNESC/SC – 2005), Mestre em Engenharia (UFRGS/RS – 2017), iniciou Doutorado em 2019. Com experiência em docência, atuando nas disciplinas da área da Tecnologia da Informação, como Banco de Dados I/II, Estrutura de Dados e Programação I/II/Web.
Coordenação de Desenvolvimento de Softwares, com experiência profissional de 20 anos em desenvolvimento de sistemas corporativos e comerciais (ERP e projetos web em várias áreas).
.:: Fernando Jose Spanhol
- E-mail: profspanhol@gmail.com
- Áreas de interesse:
- Lattes
- Planejamento Docente – PAAD
Doutor e mestre em Mídia e Conhecimento pela UFSC. Graduado em Pedagogia pela UNOCHAPECO; Estágio Pós Doutoral de estudos e pesquisas na UNED Madrid; Professor na UFSC na graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação e na pós-graduação no PPEGC e PPGTIC da UFSC. Coordenador do Acordo de Cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a UNED- Universidad Nacional de Educacion a Distancia da Espanha. Conselheiro Ciêntifico da ABED ( Associação Brasileira de Educação a Distancia); Avaliador da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância – (RBAAD). Orientador nas linhas de pesquisa: Mídia e Conhecimento e Gestão do Conhecimento. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento no CNPQ. Avaliador Ad-Hoc para Educação a Distância do INEP; CAPES/UAB e CEE-SC. Já atuou como Vice Reitor Convidado na Universidade Estadual do Tocantins; Chefe da Assessoria Técnica da Fundação Radiodifusão Educativa do Estado do Tocantins; Cordenador UAB; Gerente Executivo do LED/DeGC/UFSC (Laboratorio de Educação a Distância); Diretor da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância); Chefe do Serviço de Expediente do DeGC/UFSC (Departamento de Engenharia do Conhecimento); Supervisor do LANTEC/CED/UFSC; Diretor técnico da TV FLORIPA – NET ? Fpolis; Coordenador do Pólo da ABED/SC; Professor no curso de pedagogia da UNIVALI.Membro da Comissão Própria de Avaliação da UFSC. Atua em educação a distância desde a década de 90, tendo concluído orientações em TCC, especialização, dissertação e tese; Integrou em mais de 60 bancas de defesa de monografia, dissertação de Mestrado e tese de Doutorado; Participação em mais de 50 comissões de avaliação e credenciamento para Educação a Distância da SESU; SEED; INEP; CAPES/UAB e CEE-SC Áreas de pesquisa: Projeto; Gestão e Legislação de Educação a Distância; Desenho Educacional; Sistemas de Tele/Videoconferência; Tecnologia Educacional; TV digital; Convergência de Mídias; Educação Continuada; Educação de Adultos; Teorias de Aprendizagem; Midia e Conhecimento; Gestão do Conhecimento, Competências Digitais, Literacia Digital.
.:: Giovani Mendonça Lunardi
- E-mail: giovaniunir@gmail.com
- Áreas de interesse:
- Lattes
- Plano Docente – PAAD
Pós-Doutor em Educação (PPGE/FAED/UDESC-2022) e Pós Doutor em Filosofia (PPGFIL/UNISINOS-2014). Doutor em Filosofia Moral e Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS(2009). – Mestre em Filosofia/ Ética e Filosofia Política – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004).- Especialização em Filosofia – Ética e Filosofia Política – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2001)-Coordenador, Professor Permanente e orientador do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC/UFSC/Campus Araranguá S.C), na área de concentração de Tecnologia e Inovação vinculado a linha de pesquisa Tecnologias Educacionais. (2023-2025). Professor Permanente e orientador credenciado no Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/FAED/UDESC/ (2023) vinculado a linha de pesquisa Educação, Linguagens e Cultura Digital. (2023-2025)Professor visitante na Universitá degli Studi di Napoli ‘FEDERICO II’ – ITÁLIA (2007). – Avaliador de Cursos do Ensino Superior na área de Tecnologias/EaD INEP/MEC.- Avaliador de Tecnologias Educacionais/MEC.-Coordenador do Observatório de Tecnologias Inclusivas e Inovação Social.- Líder do Grupo de Pesquisa BIOPSYS/CNPq – Bioética Social (UFSC-Campus Araranguá). – Professor Associado da UFSC-CAMPUS ARARANGUÁ nos cursos de graduação do Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação, Engenharia da Computação e Engenharia de Energia.- Coordenador e Professor do curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos financiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Turmas 2013-2017). – Pesquisador da UFSC/CNPq e orientador de Mestrado e PIBIC com os projetos “Plataforma Virtual Colaborativa para Gestão da Escolarização e do Processo de Ensino-Aprendizagem na Educação Inclusiva” e “Conectividade e Direitos Humanos” cadastrado na UFSC/CNPq (2016-2019). -Vinculado aos grupos de pesquisa Mídia e Conhecimento (UFSC-Campus Araranguá) e Ética e Direitos Humanos (UNIR-Rondônia), todos cadastrados no CNPq. – Atuou com membro titular do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos de Rondônia, da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Porto Velho/RO, da Comissão de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Rondônia e da Universidade Federal de Santa Catarina (CEP/CONEP/Ministério da Saúde).-Temas prioritários de investigação na interface entre Educação, Ciência e Filosofia: Tecnologias da informação e comunicação, Bioética e inteligência Artificial, Tecnologias Educacionais, Tecnologias assistivas, inovação tecnológica, inclusão social e políticas públicas.
.:: Juarez Bento Da Silva
- E-mail: juarezbs.silva@gmail.com
- Áreas de interesse:
- Lattes
- Plano Docente – PAAD
Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Licenciatura em Física pelo Centro Universitário ETEP, mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e pós-doutorado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (Portugal). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, onde também é subcoordenador. É coordenador do grupo de pesquisas Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) e desenvolve suas pesquisas, principalmente, nas áreas de laboratórios remotos e tecnologia educacional.
.:: Luziana Quadros Da Rosa (Professora Substituta)
- E-mail:
- Áreas de interesse:
- Lattes
- Plano Docente – PAAD
Pesquisadora em estágio pós-doutoral, na área de Tecnologia e Inovação, no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGTIC-UFSC. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na linha de mídia do conhecimento, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – PPGEGC-UFSC. Bolsista FAPESC Brasil, em 2018. Mestra em Tecnologias da Informação e Comunicação pelo PPGTIC-UFSC. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Educação a Distância, com ênfase na Docência e na Tutoria EAD (PUCRS). Especialista em Educação (IFSul-rio-grandense). Exerceu o cargo de Coordenadora-Geral de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica – CGPE, da Diretoria de Políticas e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica – DPR, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC, do Ministério da Educação (MEC). Atuou como Especialista de Educação Digital, na REDE DIGITAL, FIESC SESI SENAI-SC. Foi representante do Estado de Santa Catarina na ABT Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (2024). Possui experiência profissional nas seguintes áreas: gestão educacional, coordenação, planejamento, elaboração, avaliação e acompanhamento de projetos, educação profissional e tecnológica, formação docente, práticas pedagógicas e políticas públicas. Experiência de pesquisa em: Transformação digital na educação, ensino-aprendizagem na EaD, gestão de cursos EaD, Tecnologia Educacional, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Liderança, Mídia do Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Letramento em Rede, Educação em Rede e Formação de Redes de co-aprendizagem e co-investigação, RRI – Responsible Research and Innovation. Integrante do Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento do CNPq. . Membro da rede de ciência aberta RRI-Network e da comunidade internacional CoLearn, OpenLearn, The Open University, UK. CONNECTs Expert Advisory Board (EAB) atuando como Curriculum Designer.
.:: Marina Carradore Sérgio
- E-mail: marinacarradore@gmail.com
- Áreas de interesse:
- Lattes
- Plano Docente – PAAD
Possui graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), graduação em Administração pela Universidade Cruzeiro do Sul (2024), mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de ideias, inovação, sistemas de gestão de ideias, visualização de dados e sistemas multimídia.
.:: Paulo Cesar Leite Esteves
- E-mail: paulo.esteves@ufsc.br
- Áreas de interesse:
- Lattes
- Plano Docente – PAAD
Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá. Exerceu de maio de 2012 a maio de 2015 a função de Diretor Geral do Campus. Na graduação atua no curso de Tecnologias da Informação e Comunicação ministrando disciplina de Gestão de Projetos, Planos de Negócio e Mecanismos de Financiamento à C,T&I. Professor do Programa de Pós-Graduação de Tecnologias da Informação e Comunicação – PPGTIC, ministrando as disciplinas de Tecnologia e Inovação e Gestão da Tecnologia. Integra o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Gestão e Inovação do Campus Araranguá/UFSC. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017-18). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Mestrado em Gestão Universitária pela Universidade Estácio de Sá (1997) em convênio com a DePaul University-EUA. Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Profissional de carreira da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP do MCTIC (1975-1997) atuando na análise e formulação de Programas e Projetos de financiamento para empresas e universidades na área de ciência, tecnologia e inovação. Assessor da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1992-1997) na área de planejamento estratégico e captação de recursos. Assessor de Planejamento e professor da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (1997-2010). Diretor do Instituto Celso Ramos, primeira organização social do estado de Santa Catarina (2002-2010). Larga experiência na formulação de programas e projetos de financiamento reembolsáveis e de subvenção junto às agências nacionais de financiamento à C,T&I.
.:: Patricia Jantsch Fiuza
- E-mail: pjfiuza@yahoo.com.br
- Áreas de interesse:
- Lattes
- Plano Docente – PAAD
Possui graduação em Psicologia (bacharel, licenciado e formação psicólogo) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atuou como professora adjunta da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc onde fez parte da equipe do Setor de Educação a Distância no período de 2003 à 2012.Participa do Grupo de Pesquisa em Mídia e Conhecimento – CNPq/UFSC, no Grupo de Pesquisa Observatório Ibero-americano de Educomunicação – Bernunça N0 – UDESC e no Grupo de pesquisa EduC-Digital – Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital – UNESC. Foi bolsista de Pós-doutorado Júnior e Sênior do CNPq no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC campus Araranguá, e Coordenadora da Coordenadoria Especial Interdisciplinar de Tecnologias da Informação e Comunicação (CIT) na gestão 2022-2024. Já foi subcoordenadora na gestão 2020-2022. Foi Coordenadora do Curso de Tecnologias de Informação e Comunicação por duas gestões (2015-2017 e 2017-2019). Atuou na Subcoordenação do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação no ano de 2022 e atualmente é Docente Permanente na linha de pesquisa Tecnologia Educacional. Além da área das tecnologias na educação tem experiência na Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, motivação e qualidade de vida. Na psicologia clínica sua formação é na abordagem psicanalítica com ênfase na psicoterapia breve. Na Educação a Distância trabalhou em projetos de cursos, produção de material didático, formação de professores, ambientes virtuais de aprendizagem, informática na educação e educação em geral (processo ensino aprendizagem).
.:: Simone Meister Sommer Bilessimo
- E-mail: simone.bilessimo@gmail.com
- Áreas de interesse:
- Lattes
- Plano Docente – PAAD
Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado (1999) e doutorado (2007) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora com dedicação exclusiva (Professora Associado) da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá, inclusive como docente no Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Laboratórios Remotos, Comunidade de Práticas, Metodologias Ativas na Educação Inovadora, Movimento Maker (Espaço Maker, Projeto e Desenvolvimento de Objetos Educacionais). Participa do Grupo de Pesquisa RExLab – Laboratório de Experimentação Remota.
.:: Vilson Gruber
- E-mail: vilsongruber@msn.com
- Áreas de interesse:
- Lattes
- Plano Docente – PAAD
Atualmente atua como professor de graduação e pós-graduação (Stricto Sensu) na Universidade Federal de Santa Catarina. Com vasta experiência em Gestão de Negócios, Gestão da Inovação, Tecnologias Emergentes, Empreendedorismo, Gerenciamento de Projetos, Redes e Sistemas de Telecomunicações, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Presencial e a Distância (EAD), Energias Renováveis e Administração de Empresas, ele se destaca como uma referência em seu campo. Além disso, é membro avaliador do INEP/MEC. Autor de vários livros sobre esses temas, Dr. Gruber contribui significativamente para a literatura acadêmica e profissional. Ele lidera o LABTEL (Laboratório de Telecomunicações), e é membro pesquisador do LPA (Laboratório de Pesquisa Aplicada) e do GDER (Grupo de Desenvolvimento em Energias Renováveis). Sua atuação nesses grupos de pesquisa tem sido crucial para o avanço do conhecimento e a aplicação prática de inovações em gestão, tecnologias emergentes e sustentabilidade.
| Nome | Página Pessoal | Currículo Lattes | PAAD | |
|---|---|---|---|---|
| Andrea Cristina Trierweiller | andreatri at gmail.com | Lattes | Plano Futuro |
|
| cris16marte at gmail.com | Lattes | Plano Futuro |
||
| fabricio_herpich at hotmail.com | Lattes | Plano Futuro |
||
| fabiano355sc at gmail.com | Lattes | Plano Futuro |
||
| profspanhol at gmail.com | Lattes | Plano Futuro |
||
| Giovani Mendonça Lunardi | giovaniunir at gmail.com | Lattes | Plano Futuro |
|
| Juarez Bento Da Silva | juarezbs.silva at gmail.com | Lattes | Plano Futuro |
|
| Luziana Quadros Da Rosa | c | Lattes | Plano Futuro |
|
| Marina Carradore Sérgio | marinacarradore at gmail.com | Lattes | Plano Futuro |
|
| Marcus Vinicius De Souza Nunes | mvinicius.snunes at gmail.com | Lattes | Plano Futuro |
|
| Paulo Cesar Leite Esteves | paulo.esteves at ufsc.br | Lattes | Plano Futuro |
|
| Patricia Jantsch Fiuza | pjfiuza at yahoo.com.br | Lattes | Plano Futuro |
|
| Simone Meister Sommer Bilessimo | simone.bilessimo at gmail.com | Lattes | Plano Futuro |
|
| Vilson Gruber | vilsongruber at msn.com | Lattes | Plano Futuro |
Informações resgatadas dos Sistemas Acadêmicos e Recursos Humanos.
Para alterações entrar em contato com a Coordenadoria do Curso ou PRDHS.










