Coordenadoria de Assuntos Pedagógicos – CAPed/CTS
A Coordenadoria de Assuntos Pedagógicos (CAPed) é um espaço institucional de consulta e orientação, de planejamento e de desenvolvimento de ações e atividades que qualifiquem as políticas, os processos acadêmicos e as trajetórias de ensino e de aprendizagem no âmbito do CTS/ARA.
Objetivos:
- Promover orientação e acompanhamento a estudantes, com foco nas questões da vida acadêmica, visando incentivar a aprendizagem, os percursos formativos, a adaptação e a permanência com qualidade e êxito no espaço universitário;
- Fortalecer a autonomia e o protagonismo do estudante;
- Apoiar a organização de espaços formativos para docentes e técnicos, com a discussão de temas pertinentes ao ensino superior, visando contribuir para o aprimoramento de suas práticas
- Construir, com os demais atores institucionais, estratégias de ensino-aprendizagem e de aprimoramento dos programas de monitorias e de apoio pedagógico, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade acadêmica;
- Auxiliar as coordenações de curso nas adaptações de acessibilidade pedagógica, contribuindo para a inclusão no processo de ensino e aprendizagem;
- Promover o aprimoramento contínuo da proposta pedagógica dos cursos, considerando as avaliações externas e internas;
- Dar suporte às coordenações de curso nos processos de avaliações externas.
Temas trabalhados:
- Evasão universitária;

- Acompanhamento da trajetória acadêmica;
- Apoio aos docentes no que diz respeito a questões educacionais e psicossociais;
- Acessibilidade pedagógica;
- Assessoria na construção e reestruturação dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs);
- Processos regulatórios e avaliativos dos cursos de graduação;
- Programa de Monitoria Indígena e Quilombola e Acompanhamento pedagógico do Programa de Monitorias em parceria;
- Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE)
- Formação continuada docente em parceria com o PROFOR/PROGRAD.
Contatos:
- E-mail: caped.cts@contato.ufsc.br
- SPA: CAPed/CTS/ARA
..:: EQUIPE
- Me Carla Renata Huttl de Godoi – Pedagoga
- Controle Social: clique aqui
Me Juliana Pires da Silva – Técnica em assuntos educacionais
- Controle Social: clique aqui
Me Juliana Vamerlati Ramos – Técnica em assuntos educacionais
- Controle Social: clique aqui
Esp. Maísa Santos de Jesus – Psicóloga Educacional
- Controle Social: clique aqui
Esp. Roniéry Rógeris Oliveira dos Santos – Técnico em assuntos educacionais
- Controle Social: clique aqui
..:: AGENDE UM ATENDIMENTO

Os atendimentos realizados pela Pedagoga e pela Psicóloga Educacional visam prestar orientação e acompanhamento pedagógico aos estudantes do campus Araranguá, promovendo ações que ampliem as condições de permanência com qualidade e êxito. Trata-se de um atendimento na modalidade de acolhimento, não voltado para situações de urgência ou emergência. Também não tem o objetivo de realizar diagnósticos de quaisquer condições de saúde mental.
Oferecemos atendimentos nas modalidades on-line ou presencial, em dia e horário combinados previamente com você.
📌 Modalidade on-line:
O atendimento acontece em tempo real por videoconferência, utilizando a plataforma Google Meet.
🏫 Modalidade presencial:
O acolhimento é realizado nas dependências da Unidade Jardim das Avenidas, no Campus da UFSC em Araranguá.
👉 Para agendar seu atendimento, preencha o formulário no link abaixo:
Agendar atendimento
⚠️ Após enviar o formulário, fique de olho no seu e-mail. A equipe entrará em contato informando o dia e horário do seu atendimento inicial, de acordo com a disponibilidade das profissionais e a sua.
É importante destacar que, após a solicitação por meio do formulário on-line, a (o) estudante não receberá uma resposta imediata. Ela (Ele) deverá aguardar comunicação por e-mail, onde receberá informações sobre o dia e horário do atendimento inicial. Essa programação levará em consideração a disponibilidade tanto das profissionais do Serviço quanto da (o) estudante.
..:: FINALIDADE DO ATENDIMENTO
O atendimento proporciona suporte em relação a questões que possam impactar o desenvolvimento educacional da (o) estudante, oferecendo-lhe um espaço seguro para expressar-se e refletir sobre suas vivências no ambiente acadêmico. O intuito é fortalecer estratégias de enfrentamento diante de desafios acadêmicos, estimulando a criatividade, o protagonismo e a autonomia. Além disso, busca-se encaminhar a (o) estudante para outros serviços disponíveis na Universidade ou na rede de atenção psicossocial local, quando necessário.
Caso haja necessidade de psicoterapia ou outro acompanhamento especializado, a orientação é encaminhar a (o) estudante para estabelecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), equipamentos públicos municipais ou instituições privadas especializadas em saúde (nos casos em que o custeio seja viável à (o) estudante).
..:: ASPECTOS E DIRETRIZES DOS ATENDIMENTOS
- Acolhimento e orientação individual e/ou grupal de demandas educacionais;
- Apoio aos docentes no que diz respeito a questões educacionais;
- Desenvolvimento de oficinas e/ou rodas de conversa com temas relacionados a dificuldades apresentadas na vida acadêmica;
- Auxílio aos acadêmicos no processo de adaptação à vida universitária, esclarecendo dúvidas do cotidiano;
- Subsidiar a organização de rotina de estudo acadêmica;
- Acompanhamento a acadêmicos com dificuldades de aprendizagem;
..:: DOCUMENTOS IMPORTANTES
..:: PESQUISA DE SATISFAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO
No link abaixo está disponível a Pesquisa de Satisfação dos Usuários, referente ao atendimento da CAPed durante a implementação dos projetos-pilotos de teletrabalho e da ampliação do atendimento com flexibilização da jornada de trabalho, conforme as Portarias Normativas nº 470 e 471/2023/GR.
Todas as contribuições serão encaminhadas às equipes envolvidas, à Comissão Setorial de Controle Social e à Comissão Permanente para Acompanhamento e Implementação do Teletrabalho e da Ampliação do Atendimento com Flexibilização da Jornada de Trabalho.
A pesquisa seguirá procedimentos éticos e atenderá aos preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018). Os dados coletados serão analisados de forma agregada e utilizados exclusivamente para avaliar a satisfação dos usuários com o Projeto-Piloto Estendido da modalidade de teletrabalho.
Não existem respostas certas ou erradas — o importante é que você expresse sua opinião de forma sincera.
👉 Clique aqui para responder à pesquisa — Pesquisa de Satisfação do Usuário do Projeto-Piloto Estendido de Teletrabalho na Coordenadoria de Assuntos Pedagógicos (CAPed/CTS).
Para acessar a jornada de trabalho dos servidores, clique aqui: Jornada de Trabalho dos Servidores
..:: PLATAFORMAS E SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO DE SAÚDE MENTAL
Você está passando por uma situação difícil ou deseja ajudar alguém que esteja em sofrimento? Busque ajuda! Lembre-se: perceba a si mesmo, preste atenção aos sinais que seu corpo e suas emoções trazem. Procure e consulte um profissional de saúde se alguma situação que você está vivendo está impactando negativamente a sua rotina (inclusive as suas relações!) e se você não tem mais conseguido ter interesse/prazer nas atividades que anteriormente te motivavam ou te faziam bem. Um profissional de saúde é sempre o mais indicado para realizar uma avaliação adequada.
Neste espaço divulgamos um suporte: canais confiáveis para atendimento e compartilhamento de informações que são um apoio importante em momentos como esses.
CVV – https://cvv.org.br/
Atuação nacional. Atendimentos realizados pelo telefone 188 (24 horas por dia e sem custo de ligação), chat, e-mail e pessoalmente em alguns endereços. Se você está se sentido solitário ou precisa conversar de forma sigilosa, sem julgamentos, críticas ou comparações, entre em contato. Possui blog com cartilhas e conteúdos sobre saúde mental e informação para cuidadores e familiares.
MAPA DA SAÚDE MENTAL – https://mapasaudemental.com.br/
Organiza informações confiáveis sobre locais disponíveis para ajudar gratuitamente ou de maneira voluntária. Pode encontrar ajuda para si ou para outra pessoa. Possui informações sobre direitos, serviços, cursos etc.
PODE FALAR – https://www.podefalar.org.br/
Canal de escuta acolhedora. Possui diversos materiais – incluindo cartilhas e podcasts – sobre saúde mental, como ansiedade, depressão, autoestima, estresse etc. Realização: UNICEF. Atendimentos de segunda a sábado, das 08h às 22h, horário de Brasília, exceto feriados.
MOPS – https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/
Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS) é um portal de acesso livre que reúne e organiza informações sobre a disponibilidade de serviços, equipamentos públicos e programas sociais identificados em municípios, microrregiões e estados no país.
SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
O SAMU é o ponto de atenção destinado ao atendimento móvel de urgências e emergências nos territórios, incluindo aquelas de saúde mental, conforme as Portarias GM no 1600/2011 e no 3088/2011. A partir de acionamento telefônico (192) e regulação da demanda, a equipe do SAMU atende ou agencia o atendimento mediato ou imediato, articulando e favorecendo o acesso a outros pontos de atenção que se façam necessários no componente hospitalar ou de seguimento longitudinal, como CAPS, UBS ou outros.
CORPO DE BOMBEIROS – 193
Os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) possuem treinamento para atendimento de demandas de saúde mental, com intervenções específicas para as fases de pré-abordagem, abordagem e pós-abordagem.
UPA – Unidade de Pronto Atendimento e Pronto-Socorro
As UPAs e os Prontos-Socorros (portas hospitalares de urgência) realizam o atendimento das demandas de urgência e emergência, incluindo aquelas consideradas de saúde mental. Devem realizar acolhimento, classificação de risco e intervenção imediata nas situações e agravamentos que assim o requeiram, minimizando riscos e favorecendo seu manejo.










