Comissão de Sustentabilidade do Campus Araranguá inicia segunda etapa de implantação do projeto permanente de Coleta Seletiva Solidária

19/10/2022 09:24

 

A partir do dia 24 de outubro, próxima segunda-feira, a Comissão de Sustentabilidade do Campus Araranguá iniciará a segunda etapa de implantação do projeto permanente de Coleta Seletiva Solidária na Unidade Jardim das Avenidas.

Na primeira etapa, os ambientes administrativos do campus foram internamente reorganizados, com a disponibilização de coletores de materiais RECICLÁVEIS e de REJEITOS. Desde abril de 2022, cerca de 380 Kg de materiais recicláveis foram coletados e enviados o ECOPONTO da prefeitura municipal de Araranguá. Neste local os catadores da comunidade recolhem estes materiais e os destinam à reciclagem.

Na segunda etapa, serão criados sete pontos de coleta de resíduos RECICLÁVEIS e de REJEITOS, distribuídos nos corredores dos blocos da Unidade Jardim das Avenidas. Em cada ponto haverá duas lixeiras, sendo uma para REJEITOS e outra para RECICLÁVEIS. No momento já é possível identificar estes pontos de coleta (como o exemplo mostrado na imagem abaixo), mas as lixeiras só estarão à disposição a partir do dia 24. Deste modo toda a comunidade acadêmica terá a possibilidade de descartar corretamente os resíduos gerados no campus.


O que poderemos descartar nas lixeiras de RECICLÁVEIS?

  • Papel (ex.: papelão; folhas sem adesivos e grampos);
  • Plástico (ex.: embalagens; garrafas);
  • Metal (ex.: latinhas e partes de metal em geral);

O que deveremos descartar nas lixeiras de REJEITOS?

  • Material não reciclável;
  • Guardanapos e papel toalha (usados ou não);
  • Restos de alimentos, cascas de frutas;
  • Máscaras descartáveis (preferencialmente nas lixeiras dos banheiros);
  • Qualquer material que, mesmo reciclável, esteja MOLHADO ou SUJO;

Quais cuidados devemos ter ao descartar?

  • Todo o material deve estar SECO LIMPO.
  • Pilhas e baterias  são classificadas como “Resíduos Perigosos” e somente devem ser descartadas em coletor específico encontrado no protocolo (Bloco B, térreo).
  • Lâmpadas de qualquer natureza não poderão ser coletadas. Elas não podem ser recicladas por vias comuns, pois são enquadradas como “Resíduos Perigosos”.
  • Vidros e materiais cortantes, como tesouras por exemplo, não devem ser descartados nas lixeiras de recicláveis e rejeitos. Em breve, teremos um local específico para o descarte desse materiais.

Qual o destino destes materiais?

  • Todos os materiais coletados serão encaminhados ao ECOPONTO do Município de Araranguá e destinados à reciclagem. O ECOPONTO se localiza a 1 km da Unidade do Jardim das Avenidas, na Rua das Camélias n. 740. O horário de atendimento é das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 18h00. O ECOPONTO recebe também: pneus, vidros (inteiros e quebrados), eletrônicos em geral, lixo reciclável, papel, papelão, plástico, garrafas pets, metais, óleo e móveis em bom estado para doação.

A Comissão de Sustentabilidade do Campus Araranguá conta com o apoio de toda a comunidade acadêmica em mais esta etapa do projeto Coleta Seletiva Solidária! Qualquer dúvida favor entrar em contato conosco pelo e-mail: sustentabilidade.ara@contato.ufsc.br.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com