Curso de Engenharia de Computação
Acesse a página do curso: enc.ufsc.br
Curso de Engenharia de Computação
O engenheiro de computação tem uma formação ampla em computação, podendo atuar nas áreas de Comunicação de Dados, Redes de Computadores, Robótica, Automação Industrial e Comercial, Microeletrônica, Microprocessadores e Microcomputadores, Processamento Digital de Sinais e Eletrônica Automotiva. O curso de Engenharia de Computação provê aos estudantes os fundamentos integrados de engenharia e de computação.
Objetivos do Curso
Formar profissionais que possam atuar nos níveis de maior profundidade da computação, integrando hardware e software, o que lhe permite compreender e desenvolver desde software básico até aplicações que envolvam conhecimentos em automação de organizações em geral.
INFORMAÇÕES RELEVANTES
Turno das Atividades: Vespertino e Noturno .
Vagas: 60 (sessenta) vagas anuais, sendo 30 (trinta) em cada semestre.
Carga horária total: 4.320 horas-aula (50min).
3.600 horas.
Carga Horária em Atividades Complementares: 144 horas-aula
Carga horária em estágios: 288 horas-aula.
Carga horária em Disciplinas Optativas: 576 horas-aula.
Prazo de Integralização:
– Integralização Mínima Recomendado: 9 semetres
– Integralização Máxima: 18 semestres.
O Engenheiro de Computação tem sua formação fortemente baseada na Ciência da Computação, nas Ciências para Engenharia, na Matemática, na Elétrica e na Eletrônica Digital. Os grandes avanços tecnológicos tem como elemento principal o computador, o qual é formado pelo hardware (equipamento) e pelo software (programas). A percepção de que um produto com alta tecnologia tenha um computador embutido nem sempre é evidente. A área que estuda esta integração denomina-se de Sistemas Computacionais Embarcados. Desta forma, lidamos hoje e interagiremos cada vez mais com uma variedades de produtos e objetos do dia-a-dia inteligentes, devido a presença oculta/embarcada de computadores e programas nestes produtos. Um cenário futurístico, mas não necessariamente de ficção científica é aquele onde todos os objetos de interação humana tenha um computador embutido. Portanto, o desafio de construção deste cenário cabe principalmente ao Engenheiro de Computação que possui habilidades para criar, analisar, projetar e implantar processos de construção em larga escala das inovações originadas pela interseção das ciências e tecnologias que lhe dão suporte.