Curso de Fisioterapia
Acesse a página do curso: fisio.ufsc.br
O Curso de Graduação em Fisioterapia (Modalidade Bacharel) no campus Araranguá, consolidou-se como o primeiro curso da área de Saúde, aprovado na Câmara de Ensino – UFSC no dia 11 de agosto de 2010. É o primeiro curso na área em Instituição de Ensino Público no Sul do Estado de Santa Catarina e tem por finalidade atender uma demanda por um ensino público, gratuito e de qualidade.
O objetivo geral do curso de Fisioterapia da UFSC é propiciar a formação de um profissional descobridor e propositor de soluções com embasamento científico e resolutividade assistencial, numa perspectiva técnico-científica, ético-humanística, intercambiando ensino, pesquisa e extensão. Pretende-se por meio do Curso formar profissionais com a capacidade de preservar, desenvolver e restaurar funcionalmente a integridade dos órgãos e sistemas, desde a avaliação cinético-funcional ao diagnóstico físico e funcional, em diferentes áreas: Atenção Básica, Pediatria, Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia, Geriatria, Pneumologia, Cardiologia Ginecologia e Obstetrícia e Dermatologia. Os cenários de ensino-aprendizagem incluem unidades básicas de saúde, APAE, Haras, asilo, centro de convivência, ambulatórios e hospital.
O Curso de Graduação em Fisioterapia (Modalidade Bacharel) no campus Araranguá, se consolida como o primeiro curso na área de Biociências, aprovado na Câmara de Ensino – UFSC no dia 11 de agosto de 2010; é o primeiro curso na área em Instituição de Ensino Pública no Sul do estado de Santa Catarina. A Fisioterapia é uma profissão que vem adquirindo importância significativa nas sociedades contemporâneas, como interventora no processo de promoção, manutenção e recuperação das condições de saúde da população. É notória a contribuição que a Fisioterapia vem dando ao campo da saúde em nosso País, devido à sua versatilidade, dinamicidade e principalmente necessidade.
Atendendo as Diretrizes Curriculares para o curso de Graduação em Fisioterapia, Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002, o profissional Fisioterapeuta presta serviços em diferentes áreas e especialidades da saúde. Fica exemplificado sua participação nos campos da cardiologia, pneumologia, neurologia adulto-infantil, pediatria, medicina intensiva, ortopedia, traumatologia, cirurgia, medicina desportiva, endocrinologia, dermatologia, ergonomia, reumatologia, doenças pulmonares, estética, geriatria, gerontologia e outras.
O curso de Fisioterapia visa dotar o profissional de conhecimentos aprofundados e de técnicas apuradas para o exercício da profissão no que tange à atenção à saúde no seu âmbito profissional, nas ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, por meio do pensamento crítico e reflexivo visando à solução de problemas e a melhoria da qualidade de vida do cidadão.
INFORMAÇÕES RELEVANTES
Turno das Atividades: Diurno (Integral)
Vagas: 60 (sessenta) vagas anuais, sendo 30 (trinta) em cada semestre.
Carga horária total: 4.806 horas-aula (50min)=4.005 horas.
Carga Horária de Atividades Complementares: 144 horas-aula
Carga horária Obrigatória + TCC: 2.844 horas-aula.
Carga horária de estágios: 1.566 horas-aula.
Carga horária de Disciplinas Optativas: 252 horas-aula.
Prazo de Integralização:
– Integralização Mínima: 4 anos e 6 meses
– Integralização Máxima: 18 semestres
Serão oferecidas 30 vagas para o primeiro semestre e 30 vagas para o segundo semestre a cada ano. Todas no período diurno integral.
Consulte abaixo :