Estudante de Fisioterapia da UFSC participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde
Fabiane Perondi, estudante do curso de Fisioterapia da UFSC campus Araranguá, participou da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu em Brasília entre os dias 02 a 05 de julho.
Com o tema “Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, a Conferência constituiu-se como um momento histórico importante para o Sistema Único de Saúde, de análise da situação de saúde do país e construção de políticas públicas com a participação popular.
Fabiane Perondi faz parte da Escola de Saúde Coletiva, é bolsista do projeto de extensão Nise da Silveira e bolsista de iniciação científica sob orientação do professor Roger Flores Ceccon. A participação da estudante na Conferência representa o compromisso ético da UFSC campus Araranguá em defesa do SUS e da saúde da população brasileira.
A Conferência Nacional de Saúde é um evento que ocorre a cada quatro anos no Brasil, com objetivo de discutir e propor diretrizes para a política de saúde do país. É convocada pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS, que é o órgão máximo de representação da sociedade no Sistema Único de Saúde – SUS. O evento é composto por representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de trabalhadores da saúde, usuários do SUS e entidades da sociedade civil.
Segundo o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, “Não é um evento, é o final de um processo que culmina na etapa nacional. Uma construção que envolveu mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Quem chega na conferência nacional são pessoas eleitas delegadas nos diversos espaços de possibilidades de opinarem e debaterem propostas. E não são só pessoas, elas vem representar propostas e diretrizes que foram aprovadas nas conferências”.