Professor do Campus de Araranguá participa de pesquisa que descreve descoberta inédita de exoplaneta utilizando dados de telescópio no Brasil
O professor Bernardo Borges (FQM – UFSC Araranguá) participa de pesquisa que, de forma inédita, apresenta um exoplaneta, ou um planeta localizado fora do sistema solar, descoberto em sistema planetário utilizando dados de um telescópio em solo brasileiro.
O achado foi recentemente relatado em um artigo de autoria de Vitor Fermiano, estudante do curso de Bacharelado em Física da UFSC, sob orientação do professor Roberto K. Saito, docente do mesmo departamento. Assinam também o artigo o professor Bernardo Borges (UFSC Araranguá) e os egressos da UFSC Thiago Ferreira dos Santos e Wagner Schlindwein.
O exoplaneta TOI-4562c foi descoberto utilizando dados do telescópio espacial TESS, da NASA, e do telescópio brasileiro Zeiss, do Observatório do Pico dos Dias, em Minas Gerais. Ele é o terceiro corpo de um sistema planetário jovem ainda em fase inicial de formação. O artigo que relata o feito será publicado na revista internacional Astronomy & Astrophysics e uma versão pré-edição já está disponível no repositório de artigos científicos arXiv. Dados do planeta já aparecem na Enciclopédia de Exoplanetas e na Wikipédia.
Adaptado de: https://noticias.ufsc.br/2024/09/estudante-e-professor-da-ufsc-descrevem-em-artigo-descoberta-inedita-de-exoplaneta-utilizando-dados-de-telescopio-no-brasil/