Melhor curso de Engenharia de Computação do Estado de Santa Catarina é o da UFSC Araranguá
A Engenharia da Computação do Campus Araranguá alcançou o conceito 4 no ENADE em 2023, assumindo a colocação de 1º lugar no Estado de Santa Catarina e no Brasil se destaca como 11° entre as Universidades Federais e 18° de todas Universidades.
O resultado coloca o curso de Engenharia de Computação entre a elite da computação nacional, num universo de mais de 150 cursos avaliados, e reflete a consolidação de políticas acadêmicas focadas em inovação, fortalecimento de conhecimentos básicos e de pesquisa aplicada. “Investimos pesado na atualização curricular e na formação pública e de qualidades dos alunos, o que se traduziu em aprendizado mais alinhado às demandas do setor de tecnologia”, destaca a coordenação.
Com foco em melhoria contínua, o curso já planeja abrir novas ligas acadêmicas para complementar a formação acadêmica dos estudantes, promovendo um aprofundamento em áreas específicas de conhecimento e incentivando a participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de buscar investimentos para abertura de novos laboratórios para auxiliar ainda mais na capacitação dos discentes. “A meta agora é buscar o conceito 5 no próximo Enade e avançar nos rankings nacionais, mantendo nosso compromisso de formar profissionais capazes de liderar a transformação digital no Brasil e no mundo”, conclui a coordenação do curso. ”
Em depoimento, o Prof. Dr. Roderval Marcelino destaca a importância do ENADE: “O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é fundamental para os cursos superiores de Engenharia da Computação, pois avalia o rendimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso. Os resultados do ENADE contribuem para medir a qualidade do ensino oferecido pela instituição, impactam diretamente nos indicadores de avaliação institucional (como o CPC e o IGC) e orientam melhorias nos projetos pedagógicos. Além disso, promovem a transparência e a responsabilidade social das universidades, assegurando que os futuros engenheiros estejam bem preparados para os desafios do mercado e da sociedade.”
A UFSC permanece na liderança em Santa Catarina e os dados reforçam a qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura para capacitar os melhores engenheiros de computação do Estado.
Notícia escrita pela Coordenadoria de Serviços Integrados de Comunicação e Eventos a partir de informações e colaboração da Coordenação do curso, Centro Acadêmico e professores.










