No período de 13/09 a 18/10/2018 a orientação pedagógica do PIAPE /Campus Araranguá realizou seis encontros com estudantes ingressantes do curso de medicina. Os trabalhos desenvolveram-se num ambiente de Oficinas com o objetivo de conhecer os principais desafios e dificuldades enfrentados pelos alunos no processo de adaptação ao curso e a instituição.
As Oficinas ofereceram ferramentas de apoio voltadas a construção da autonomia e a organização das rotinas acadêmicas, orientando o estudante a efetivar práticas exitosas, comprometidas com o desenvolvimento de sua aprendizagem. Alguns temas refletiram também a importância do trabalho em equipe e a necessidade de se construir uma cultura de cooperação entre os acadêmicos no contexto do curso de medicina.
A ideia que percorreu todos os encontros foi a de estimular o discente a pensar sobre seu “ofício de estudante”, uma vez que a chegada a universidade implica na composição de estratégias de estudo, na possibilidade de pesquisa e na compreensão do papel do acadêmico nas relações que estabelece durante seu percurso no ensino superior.
Fonte: Idezio Machado de Oliveira, orientador pedagógico do PIAPE Araranguá